Avaliação do Acer Swift Go 14: bom desempenho, mas o design decepciona
Este ultraportátil acessível contém muita energia e uma linda tela OLED. Mas algumas peculiaridades de design o impedem de ser realmente ótimo.
O Acer Swift Go 14 é um laptop portátil de prestígio que custa um pouco menos do que a maioria dos concorrentes.
É um pouco como o laptop que suponho ter inspirado seu nome nesse sentido, o laptop Microsoft Surface Go . No entanto, este tipo de máquina não é nada verdadeiramente novo para a série Acer Swift.
Você pode encontrar laptops com um modus operandi semelhante há anos no Swift 3 . Mas, ao contrário dos velhos tempos, as especificações do Swift Go 14 são genuinamente altas, incluindo uma tela OLED de 1800p que é analisada aqui.
As questões? Não é o ultraportátil mais impressionante de sua classe, e o touchpad de plástico parece simplesmente deslocado no Swift Go 14 de última geração.
O sucesso do Swift Go 14 está em usar um processador de alto desempenho pronto para trabalhos exigentes e ainda não fazer um laptop que pesa muito ou tem bateria de curta duração. No entanto, algumas peças se destacam como intermediárias, na melhor das hipóteses, especialmente ao comprar modelos de especificações mais altas.
Prós:
Poderoso desempenho da CPU
Duração da bateria durante todo o dia (pelo menos para trabalhos internos)
Grande portabilidade
Tela OLED rica em cores
Contras:
A qualidade do touchpad e do teclado está atrás do pacote
design maçante
Alto-falantes sem graves
Projeto
invólucro de metal
1,25kg de peso
Um design amplamente não exibido
Ele está disposto a ser sofisticado, mas, no fundo, é um laptop sensato e prático, em vez de um luxo exibido.
Não parece muito diferente de alguns dos modelos de orçamento da Acer. Mas talvez isso diga mais sobre os toques de classe que a empresa consegue encaixar em laptops como o ultraeconômico Swift 1.
O Swift 14 Go tem uma caixa de alumínio. Nenhum dos painéis do corpo principal é de plástico, e este laptop foi feito para portabilidade em cafés. Ele pesa um pouco abaixo da média da categoria em 1,25 kg e é moderadamente fino com 14,95 mm de espessura. A rigidez da placa do teclado é excelente e a tela é bastante rígida para alguém sem um enorme painel de vidro para estabilizá-la.
É aqui que chego à primeira das partes menos sofisticadas do Acer Swift Go 14. Ele possui uma tela de plástico, que ajuda a reduzir o peso, mas também significa que há uma borda de plástico elevada ao redor da própria tela. Todas essas fronteiras são finas. Mas alguns de vocês podem preferir significativamente a aparência do vidro da tela de ponta a ponta.
O Acer Swift Go 14 também não possui a característica de laptop de luxo de poder abrir a tampa fechada com um único dedo. Em seu lugar, você obtém uma dobradiça padrão confiável que abre apenas em torno da norma de 130 graus, mas não oscila se você trabalhar com o laptop de joelhos enquanto estiver fora de casa.
Mostrar
Tela sem toque (no modelo de revisão)
Algumas dessas observações de tela não se aplicarão à versão do Swift Go 14 que você pode estar de olho. Existem três monitores em oferta, dependendo de onde você mora. Dois LCDs IPS, com e sem toque, e o que está sendo testado aqui – fique atento a isso.
Este é o Big Mac, um OLED de 14 polegadas e 1800p. É uma das telas de laptop mais coloridas que já analisei e, como é um OLED, você naturalmente obtém um contraste praticamente perfeito. Tendo escrito parte deste artigo sob o sol escaldante do parque local, posso confirmar que fica bem claro. Não é a tela miniLED do MacBook Pro brilhante, mas comparável com as outras telas OLED encontradas em laptops ainda mais caros em 2023.
Talvez pudesse parecer um pouco melhor com uma superfície de tela de vidro em vez de uma de plástico. Mas na maioria das situações a diferença não é perceptível já que a tela ainda é brilhante.
A desvantagem potencial real aqui é a falta de suporte de toque e caneta. Se você precisar de um deles, procure outro lugar – mesmo no IPS Swift Go 14 com capacidade de toque inferior.
Teclado e touchpad
O teclado e o touchpad são as áreas em que o Acer Swift Go 14 não corresponde aos padrões dos meus ultraportáteis favoritos. E a almofada é o principal ponto de discórdia.
O teclado Swift Go 14 da Acer é bom, mas nada de especial. Tem ação de nível intermediário, uma sensação entusiasticamente elástica e não é particularmente escuro ou brilhante. Nos primeiros minutos não gostei muito, mas ao longo dos dias e milhares de palavras digitadas – sim, posso viver com isso muito bem. Ele também possui uma luz de fundo de tecla branca básica de 2 níveis.
O touchpad Acer Swift Go 14 pode ser colocado em um laptop vendido na faixa de preço mais baixa desta família – como mencionado, os modelos começam em $ 799 / £ 699. Mas esta almofada é uma placa de plástico e espero vidro quando você pode acabar pagando $ 1.050 / £ 1.000 +.
Esse uso de plástico em touchpads é uma espécie de tendência da Acer 2023. Você também encontrará um no ainda mais caro Acer Swift Edge. Por que? Parece ser parte do esforço da Acer para usar mais materiais reciclados, porque chama o bloco de OceanGlass. É outra palavra para plástico reciclado.
Uma visão cínica é que a Acer está disfarçando a economia de custos como marketing ecológico. Mas, na verdade, não faz muito barulho sobre o OceanGlass na página do produto do Swift 14 Go.
É mais pegajoso, mais barulhento que o vidro e parece menos substancial. Seu clicker mecânico também é bastante brilhante. No entanto, pelo menos funciona perfeitamente bem e, embora pequeno, toda a superfície é clicável. As almofadas mecânicas costumam ser difíceis de “clicar” em direção ao topo. Aqui não.
Desempenho
– Processador de alto desempenho
– Sem placa gráfica dedicada
– Perceptível ruído do ventilador sob pressão
Outra categoria, outra ressalva. Assim como a série Swift 3 do ano passado, o Acer Swift Go 14 é um grupo diversificado, com opções de CPU que vão desde o AMD Ryzen 5 7520U até o testado aqui, o Intel Core i7-13700H.
O armazenamento é o que os une. Como visto em alguns outros Acers intermediários recentes, 512 GB é o armazenamento mínimo que você encontrará no Swift Go 14. Isso é o dobro do que você obtém no MacBook Air básico. E ao contrário da Apple e da Microsoft, os custos de atualização da Acer são totalmente razoáveis.
512 GB vai percorrer um longo caminho, desde que você não planeje editar vídeo ou jogar jogos que ocupam dezenas de gigabytes. De qualquer maneira, você terá sorte limitada com o último, pois o Acer Swift Go 14 possui apenas os chipsets gráficos Intel Xe integrados ao processador central.
Para outras coisas, você é ouro, no entanto. O Core i7-13700H faz parte da linha de laptops de desempenho da Intel, o tipo de CPU que você pode encontrar em um laptop muito mais pesado e grosso.
Claro, um laptop como esse será capaz de forçar o processador com mais força, por mais tempo. Mas eu usaria o Swift 14 Go para edição de vídeo? Claro, particularmente a versão de 16 GB de RAM testada aqui.
Sob cargas de trabalho normais – processamento de texto, e-mail, um pouco de navegação – o Swift Go 14 é totalmente silencioso. No entanto, como é a norma para esta classe, você paga pelo design fino e leve com o tom de ventilador de tom mais alto ligeiramente irritante, ouvido sempre que você coloca a coisa sob estresse real.
Duração da bateria e recursos
– Quase 10 horas de uso leve
– Webcam 1440p bastante avançada
– Conjunto prático de conexões
Um laptop fino como este com um processador de alto desempenho geralmente dispara alarmes. Antigamente, você não esperava que a bateria média de um laptop da série H da Intel durasse muito mais do que cinco horas.
Felizmente, o Acer Swift Go 14 se sai muito melhor do que isso. Pode durar até nove horas e 40 minutos, confortavelmente durante o uso clássico de 8 horas “todo o dia”.
No entanto, ao trabalhar ao ar livre com a tela explodindo no brilho máximo, você pode esperar que o Swift dure cerca de cinco horas e 20 minutos.
A webcam do Swift Go 14 é outra curiosidade. Eu vi muitos intervalos de laptop mudarem de câmeras de 720p para Full HD nos últimos 12 meses, mas o Swift tem uma opção de resolução ainda maior, com câmera de resolução de 2560 x 1440.
Embora isso não resolva os problemas tradicionais da webcam, como cores ruins na iluminação interna e faixa dinâmica ruim, ele efetivamente habilita um recurso no nível do sistema chamado Enquadramento Automático. Como a webcam de alguns alto-falantes inteligentes ou as câmeras de ação do Insta360, ela aparece na visualização da câmera para centralizar a imagem em seu rosto. É um conceito legal, mas significa que você não usa todo o campo de visão ao apontar para aquela aparência clássica de webcam.
O Acer Swift Go 14 também parece pronto para trabalhar de outras maneiras. Sua conectividade é, pelos padrões de 2023, generosa e diversificada. Você obtém dois Thunderbolt 4 USBs (USB4 em modelos de CPU AMD), dois USB-A 4.2s, um slot microSD e um HDMI 2.1, pronto para as TVs mais recentes.
Pegue isso, MacBooks. Eles lidarão com a reprodução de filmes diretamente da própria tela do laptop melhor do que o Acer Swift Go 14, já que este laptop não possui ótimos alto-falantes. O volume máximo é bom, mas mesmo depois de mexer nos modos de som Nahimic em oferta, nenhum pode evocar uma aproximação remotamente persuasiva de graves reais.
Veredito
O Acer Swift 14 Go pode fazer parte de uma nova subsérie, mas esse é o design clássico da Acer, em um sentido principalmente positivo.
Por um dinheiro razoável, você pode obter um laptop com desempenho sério, portátil e de aparência decente que durará um dia inteiro de trabalho. E a Acer não cobra valores obscenos se você quiser aumentar a especificação, como a Microsoft faz para sua própria linha Laptop Go.
Alguns problemas surgem quando você chega aos modelos de ponta, conforme testado aqui, onde algumas das concessões de valor começam a se destacar, como o touchpad de plástico e o design sem graça. Eu teria gostado de ver melhor.