Motorola Razr 40: primeiras impressões do dobrável acessível
Demos uma primeira olhada no Razr 40 de preço acessível.
Era uma vez, quando os primeiros smartphones flexíveis foram lançados, a Motorola trouxe de volta sua icônica marca Razr . Mas naquela época, os telefones flexíveis eram proibitivamente caros e – sendo produtos de primeira geração – não tão bons.
Nada representa a mudança no mercado desde então como o novo Razr básico da Moto. Custa menos da metade do que custou o primeiro Razr no lançamento e é um aparelho muito melhor. Fizemos isso no evento de lançamento.
Projeto
Há algo muito atraente na maneira como a Motorola projetou o Razr 40 básico (ou Razr 2023, se você estiver na América do Norte). Parte se deve às três cores atraentes escolhidas e parte se deve ao material de couro vegano que cobre a frente e as costas.
O resultado final é um telefone atraente de se olhar e que se sente muito bem na mão.
Cada uma das três cores – Sage Green, Vanilla Cream e Summer Lilac – fica deslumbrante neste acabamento e é completamente diferente de qualquer outra concha dobrável atualmente no mercado.
O material também faz sentido prático porque a aderência que ele oferece deve garantir que o telefone não escorregue de sua mão ou deslize de superfícies como um telefone de vidro liso. Outra decisão prática é conferir resistência IP52 a respingos e poeira . Não é o nível mais alto de resistência à água, mas deve significar que sobrevive a spray fino / chuva leve.
Como o Moto Razr 40 Ultra, ele possui uma dobradiça aprimorada, projetada para manter a tela aberta em diferentes ângulos. Isso significa que você pode tirar selfies, gravar a si mesmo ou fotografar em diferentes ângulos, sem que a tela do telefone abra ou feche.
Como nas versões anteriores – e ao contrário do Samsung Galaxy Z Flip – a dobradiça também foi projetada para fechar completamente quando você fecha o telefone. Não há espaço para poeira e cotão entrar quando está em seu bolso ou bolsa.
Caso contrário, o modelo básico é semelhante ao da Samsung, pois possui uma pequena tela externa para exibir a hora e as notificações. Ele também possui um sensor físico de impressão digital na lateral, embutido no botão ativar/desativar.
Displays
Tela interna AMOLED de 6,9 polegadas – 1080p – 144Hz – HDR10+
Visor externo AMOLED de 1,5 polegadas – 194 x 368 – tela de capa com taxa de atualização de 60 Hz
Voltando nossa atenção para as telas, aqui a Motorola adotou uma abordagem familiar. Como mencionado, há uma pequena tela de cobertura do lado de fora protegida por Gorilla Glass Victus.
Essa tela externa mede apenas 1,5 polegadas e foi projetada – principalmente – para acesso rápido a informações básicas, notificações e alternância rápida de configurações. Na verdade, não foi projetado para ser usado em jogos, aplicativos ou para responder a mensagens. Você pode personalizar o relógio de acordo com sua preferência e usá-lo como um minimonitor de câmera para tirar selfies com as câmeras principais na capa.
Quanto à tela interna maior, ela mede generosas 6,9 polegadas. É um painel AMOLED brilhante e vívido com cores ricas e contraste profundo, oferecendo alcance dinâmico suficiente para ser certificado para conteúdo HDR10+.
Mas isso não é tudo, a tela pode atingir taxas de atualização de pico de até 144 Hz, e isso significa que quando você rolar e deslizar na tela, as animações serão suaves e nítidas.
À primeira vista, parece um ótimo painel, mas como passamos pouco tempo com ele, não podemos confirmar o quão bom pode ou não ser ainda. Mais testes são necessários.
Hardware e software
Snapdragon 7 Gen 1 – 8 GB de RAM – 256 GB de armazenamento
Bateria de 4200mAh – carregamento com fio de 30W – sem fio de 5W
Androide 13
Em um esforço para manter os custos baixos, a Motorola optou por não incluir um processador de nível principal no Razr 40. Em vez de ter um chipset da série Snapdragon 8, o modelo mais barato apresenta um Snapdragon 7 Gen 1.
O que isso deve significar – do ponto de vista do desempenho – é que não será extremamente rápido como o Snapdragon 8+ Gen 1 – mas deve mais do que acompanhar as demandas da maioria das pessoas. Em nosso hands-on inicial, certamente não parecia lento ou lento, com a tela de alta taxa de atualização ajudando as interações a serem suaves.
Este processador é acompanhado por 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, além de uma bateria de 4200 mAh que é confortavelmente uma capacidade maior do que o Razr 40 Ultra ou o Galaxy Z Flip4.
Câmeras
Câmera principal de 64MP f/1.7
Câmera ultralarga e macro de 13MP f/2.2
Câmera selfie perfurada de 32 MP
Como seu irmão mais caro, o Razr 40 é equipado com um conjunto bastante padrão de câmeras. Há dois na capa frontal, embutidos na ilha retangular de vidro, e outro perfurado na tela por dentro.
Capa do RAZR 40 exibe ladrilhos rápidos
A composição exata é a que esperávamos: a câmera principal de 64 megapixels na frente é acompanhada por uma ultralarga de 13 megapixels que também funciona como uma câmera macro. Isso significa que você pode obter imagens nítidas em close-up de objetos pequenos, bem como paisagens realmente amplas.
Ainda não tivemos a chance de testar essas câmeras, então reservaremos um julgamento sobre elas até vermos como elas funcionam na vida cotidiana.
Primeiras impressões
Talvez surpreendentemente, dos dois novos modelos Razr 2023 lançados pela Motorola, foi o Razr 40 mais barato que nos atraiu. As capas frontal e traseira de couro vegano tornam uma experiência super tátil de segurar, e o design geral e as cores são realmente atraentes.