Google Chrome Beta: versão 115
O Google Chrome Beta recebeu a tão esperada versão 115 com uma série de recursos interessantes. Uma das principais adições é o modo de leitura para a versão desktop, permitindo que os usuários acessem conteúdo de forma mais fácil e focada. Além disso, agora é possível controlar guias inativas para economizar memória RAM.
Com o modo de economia de memória, o Chrome hiberna automaticamente guias em segundo plano que estão inativas por um longo período, reduzindo o uso de RAM no navegador. Os usuários podem reativar essas abas hibernadas clicando em um botão na barra de endereços.
Ao clicar no botão, você também poderá ver a quantidade de memória RAM economizada ao utilizar esse recurso. Além disso, há um botão que permite manter um site ativo mesmo quando a guia correspondente não for aberta por um longo tempo.
Outra novidade introduzida na versão 115 do Chrome é a tentativa de acessar sites via HTTPS por padrão, proporcionando uma conexão mais segura. No entanto, essa opção pode ser desativada nas configurações do navegador, embora o Google acredite que a maioria dos sites não terá problemas de compatibilidade.
O modo de leitura, que já estava disponível nas versões para Android e iOS, agora também está presente na edição para desktop. No entanto, é importante notar que essa implementação ainda apresenta anúncios no meio do texto, indicando que ainda não é a versão ideal do recurso.
É importante mencionar que o modo de leitura não está ativado por padrão no Chrome 115 Beta, sendo necessário acessar a página de Experimentos do navegador no endereço chrome://flags/#read-anything.
Por fim, o Google também adicionou novas opções de personalização para a versão estável do Chrome, permitindo que os usuários escolham temas e imagens para as novas guias.
Essas atualizações e recursos adicionados no Chrome 115 Beta visam melhorar a experiência do usuário, proporcionando maior eficiência, segurança e personalização.